terça-feira, 3 de novembro de 2009

V EXPO TOP SERRA DO MANGALARGA MARCHADOR

Petrópolis, um dos maiores pólos de equinocultura do Estado do Rio de Janeiro, sediará a V Exposição Top Serra do Mangalarga Marchador, entre os dias 4 e 7 de novembro, no Parque Municipal, em Itaipava. Essa é a segunda vez que a Exposição Top Serra do Mangalarga Marchador é realizada no município e conta com total apoio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura. Mais de 150 animais serão expostos e haverá premiação dos melhores cavalos. Os julgamentos acontecerão nos dias 05 e 06 de novembro, das 8h às 20h, e encerramento às 18h do dia 7. O evento também contará com o “Shopping Mangalarga”, para negociação de cavalos e óvulos diretamente com os criadores.
Haverá ainda leilão de cavalos Mangalarga Marchador; exposição e venda de peixes ornamentais, lhama, avestruz, marrecos, faisão e outros animais, que prometem atrair a atenção de adultos e crianças, assim como passeios de pônei. Os produtores da região também vão expor os produtos, como mudas, hortaliças, mel, geléias, doces e tortas.
Durante a V Exposição da Top Serra também será realizada uma homenagem a um dos mais tradicionais criadores de gado Nelore e cavalo Mangalarga Marchador do Brasil, Olavo Monteiro de Carvalho, do Haras Itajoana, da Fazenda Santarém.

Exposição vai movimentar pólo gastronômico e rede hoteleira
A estimativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura é de que aproximadamente quatro mil pessoas participem da exposição e movimentem o pólo gastronômico e os hotéis e pousadas da região, já que vai atrair criadores do país e também do exterior com grande poder aquisitivo.
“A Prefeitura, através da Secretaria, tem despertado o interesse das Associações de Criadores e dos próprios criadores para o grande potencial de nossa cidade que é a promoção desse tipo de evento. Contamos com um belíssimo parque de exposições, bem posicionado e cercado de uma infraestrutura hoteleira e gastronômica que atende às diversas demandas”, declarou o diretor do Departamento de Agricultura da secretaria, Leonardo Faver.
Segundo o último censo do IBGE, Petrópolis é um dos maiores pólos equinos do Estado do Rio de Janeiro, com aproximadamente 4 mil animais; os maiores centros de treinamento de cavalos de corrida do país; hípicas e haras com diversas raças que se destacam em provas e eventos especializados por todo o Brasil.
“As Exposições Agropecuárias fazem parte do programa de atuaçaõ da secretaria , com o objetivo de estimular o associativismo, a integração dos produtores, a realização de exposições especializadas, leilões e a promoção das atividades agropecuárias do município de Petrópolis, além, é claro, de promover o agronegócio através da compra e venda de animais, matrizes, óvulos, etc”, declarou Leonardo Faver.
A V Exposição Top Serra do Mangalarga Marchador está sendo organizada pela Prefeitura de Petrópolis, através do Departamento de Agricultura da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura; da Emater Rio e da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário